Dra. Carla Laprovitera

A farinha de amora chama atenção primeiramente pela sua cor, sendo ótima também para atrair as crianças na hora de preparar alguma refeição. Além disso, é uma forma prática de incluir na alimentação e aproveitar os benefícios desse super alimento que é a AMORA.


Da família das frutas vermelhas, a amora é bastante rica em polifenóis (principalmente antocianina e flavonóides) e vitamina C, conferindo ao alimento uma ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-viral, anticarcinogênica, vasodilatadora e desintoxificante. 

Assim, ela ajuda a diminuir os riscos de várias doenças como doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças neurodegenerativas, câncer, obesidade e favorece a proteção celular (antioxidante), a diminuição dos triglicerídeos e LDL e o aumento de HDL (quercetina e catequinas). 

...

O leite de vaca é um dos alimentos que mais causam hipersensibilidade alimentar. A caseína e as proteínas do soro α-lactoalbumina e β-lactoglobulina são consideradas os principais alérgenos do leite de vaca.


Essas proteínas, principalmente a β-lactoglobulina (mais abundante), são proteínas de difícil digestão. As proteínas não digeridas podem desencadear sintomas como: problemas do trato respiratório, problemas gastrointestinais, alergias, problemas na pele, enxaquecas...

Esse quadro fica mais fácil de  ocorrer quando a barreira intestinal não está tão íntegra, ou seja, cuidar do intestino é primordial!

Além dessa relação com a má-digestão das proteínas do leite, uma grande parte da população é intolerante à lactose, açúcar presente no leite. O consumo do leite por intolerantes leva à ga...

Nosso sono está relacionado com a produção de uma serie de hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo. Durante esse período, a serotonina (hormônio do bem-estar) é convertida a melatonina (hormônio do sono) e o GH ( hormônio do crescimento, responsável pela função de reparo) é liberado em maior quantidade. Além disso, uma noite de sono ruim ou poucas horas de sono alteram os níveis de um hormônio chamado Cortisol, que está relacionado com o stress, perda de massa muscular e com fadiga.


Sendo assim, durante a ceia, é importante utilizar de estratégias alimentares que, dependendo de cada paciente, podem favorecer a perda de peso, o ganho de massa magra e um melhor rendimento no dia seguinte depois de uma noite de sono reparadora.

Alimentos que auxiliam na formação de seroto...

O Kombucha, uma alternativa "semelhante" ao Kefir, é uma bebida feita a partir da fermentação de algum chá rico em cafeína, (mais tradicionalmente chá preto ou chá verde) pela adição também de uma colônia de leveduras e bactérias (assim como o kefir).

Para a fermentação, você deve preparar o chá. Depois de pronto, deixe esfriar e coloque a colônia de Kombucha, aguardando fermentar. Após alguns dias, quando quase todo o açúcar for fermentado e a bebida estiver com sabor ácido (mas ainda levemente doce), estará pronta para ser consumida. Um de seus fortes é a versatilidade, uma vez que pode ser ingerida assim, fresca (experimente adicionar apenas algumas pedras de gelo), com sumo de fruta, com gengibre ou em smoothies.


Entre os benefícios, destaco:

- É naturalmente antioxidante, possii um...

Chlorella é também uma alga (assim como a Spirulina) com excelente valor nutricional. Sua composição inclui boa fonte de proteínas, fibras, vitamina C, vitamina A, minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio e fósforo. Além disso, é uma das maiores fontes de clorofila, pigmento que dá a coloração verde e que apresenta inúmeras propriedades benéficas a saúde.

Dentre os maiores atributos dessa alga podemos destacar o potencial desintoxificante, sendo uma excelente aliada na eliminação de metais pesados e proteção contra os efeitos dos poluentes ambientais. A clorella é capaz de absorver esses componentes tóxicos na sua parede celular e eliminar chu...

A spirulina, conhecida também como alga-azul, é considerada pela Organização Mundial de Saúde como o mais rico e concentrado alimento vegetal. Depois da spirulina, outra alga de excelente valor nutricional é a chlorella. Por terem benefícios que se complementam, são bastante indicadas de serem consumidas juntas.

Vamos começar falando da spirulina, já que essa alga é, provavelmente, um dos alimentos mais nutritivos que conhecemos.

Rica em proteínas (40 a 60% de sua composição), possui ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 9), alta concentração de ferro (com excelente biodisponibilidade) e é ainda fonte de vitaminas do complexo B, que são essenciais para um bom funcionamento do metabolismo, cálcio (8x a quantidade presente no leite de vaca), manganês, cromo e selênio.

A vitamina B6 associada...

Please reload

June 16, 2017

Please reload

POSTS RECENTES

Carla Laprovitera é nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva funcional. Apaixonada pela sua profissão e pelo estilo de vida saudável, acredita e foca na individualidade de cada paciente. Compartilhando dicas, receitas e seu estilo de vida, tem como seu maior objetivo contribuir para que as pessoas tenham mais motivação rumo a uma vida saudável e melhorem a relação com a comida, entendendo  que uma alimentação do bem não precisa (nem deve) ser pautada em radicalismos. Acredita que a busca por saúde deve incluir um equilíbrio global entre corpo e mente, entre o que acreditamos e praticamos!

Please reload

POSTS RECENTES

Dra. Carla Laprovitera  é Nutricionista Funcional e Esportiva Funcional.

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Blog de hábitos saudáveis