Please reload

Please reload

COMO DIFERENCIAR OS TIPOS DE SUCOS

É muito comum confundir suco com néctar. Como escolher? Ao meu ponto de vista, não existe um que é bom e outro que é ruim. São produtos diferentes, cada um ideal para um momento distinto.

 

 
Dúvidas comuns: Pode conter açúcar? todo suco de caixa tem conservante?

Refresco: contém no máximo de 25% de polpa, o resto é água. Mas, geralmente, os fabricantes colocam entre 5% e 15%. Pode conter açúcar e aditivos (corantes e conservantes).

Refresco em pó: é o refresco desidratado, geralmente tem sódio mais alto. Pode conter açúcar e aditivos.

Nectar: contém no máximo entre 25% e 50% de polpa. Pode conter açúcar e aditivos.

Suco: mais de 50% de polpa, ou seja, a parte comestível da fruta. Pode conter açúcar e aditivos.

Suco concentrado: é o suco que retiram parte a água. Quem compra pode diluir em água. Pode conter açúcar e aditivos.

Suco tropical: são sucos impossíveis de se beber sem adição de água. É o caso do açaí, banana, coco e mamão. A quantidade de polpa permitida varia de acordo com a fruta. Pode conter açúcar e aditivos.

Suco misto: uma mistura de diversos tipos de frutas. Em sucos mais “naturebas”, é comum utilizar a maçã para adoçá-lo de maneira natural (a maçã é naturalmente doce). Nesse caso, o suco é considerado misto.

Polpa de fruta: 100% fruta sem adição de açúcar e sem aditivos. Mas leiam o rótulo! Não é porque está congelado que necessariamente é polpa de fruta.

Suco 100%: em tese, contém 100% de fruta, porém as indústrias compram um suco concentrado e adicionam quantidade de água que foi retirada no processo de fabricação. É um suco reconstituído.

Suco integral: é o suco na sua forma mais pura possível, sem conservantes, sem corantes, sem adição de água e sem açúcar. Minha escolha ideal. Quando não quero uma coisa muito concentrada, apenas misturo isso com água e, se quiser, adoço por fora. Os sabores mais comuns são de uva, mação, laranja e tangerina. Adoro tomar um suco integral de uva no jantar, como se fosse um vinho! Ou usar o suco integral de maça para adoçar algum outro suco, por exemplo. Experimente o suco integral de uva branca! Divino!

Sucos prensados a frio: são sucos produzidos de forma artesanal (por prensa) evitando que sejam aquecidos e, consequentemente, contenham mais enzimas, vitaminas e minerais que os sucos que passam por um processo de pasteurização. Porém, sua validade é mais curta.

Fora o suco prensado a frio, todos os outros passam por um processo de pasteurização (técnica que eleva a temperatura e resfria rapidamente para matar germes e bactérias).

De qualquer forma, se eu pudesse escolher apenas uma dica, seria: faça o suco da fruta! É sempre a melhor opção! Também vale lembrar que a embalagem não define o tipo do suco. Existem sucos integrais em embalagem tetra pack (as famosas caixinhas) e também em vidro.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARQUIVO
POSTS RECENTES
TAGS
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Blog de hábitos saudáveis