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PÃO DE BATATA DOCE

Hoje, defendo um repertório alimentar muito mais amplo e sem preconceito (alô, brunch!). Esses dias, por exemplo, deu vontade de comer pão, e resolvi fazer uma receitinha caseira, adivinha com o quê? Batata doce. Ué, e quem disse que ela só acompanha frango e comida fit? Explorar as possibilidades faz muito mais a minha cabeça - inclusive, você pode experimentar a receita com outros ingredientes, como inhame, abóbora ou macaxeira.

 

 

Você vai precisar de:

2 xic de purê de batata

2 xic de farinha de trigo integral orgânica ou do mix de farinhas sem glúten.

2 colher de chá sal

1/2 xic de água morna

1 colher de sopa de fermento biológico

 

Eu fiz assim:

Cozinhei a batata doce, amassei e deixe esfriar. Misturei o fermento a água morna e esperei ativar (a água começará a borbulhar). Depois, peneirei a farinha e o sal em um bowl e adicionei, aos poucos, ao purê de batata doce, sempre misturando com as mãos. Adicionei o fermento (junto com a agua) e misturei. Uma dica: se necessário, adicione mais farinha ou mais água! 

 

Coloquei a massa em uma superfície polvilhada e sovei a massa, dando a forma desejada. Deixei descansando até dobrar de tamanho e, por fim, levei a um forno pré aquecido a 200oC, por cerca de 30 minutos. O olhômetro também costuma funcionar comigo, então, se você for dessas, pode trocar as espiadinhas no relógio e esperar o seu pão atingir uma textura dourada (tão bom quando o pronome possessivo indica que algo realmente foi feito pela gente, né?)

 

Quer mais praticidade?

Faça uma quantidade maior dessa receita, e depois que o pão estiver pronto, fatie e congele as fatias individualmente. Regenere na torradeira ou no forno. Assim você sempre terá pão fresco disponível sem desperdício!

 

Para acompanhar, eu sugiro manteiga ghee com ervas finas ou uma geleia de frutas frescas - além, claro, de boas companhias, porque compartilhar é sempre a melhor parte.

 

 

 

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