Please reload

Please reload

A ALIMENTAÇÃO DO FUTURO

Esse texto é uma continuação do post Você é o que Você Come

 

Nesse momento, que já discutimos o que contém nosso alimento, passo a lhe perguntar: qual é a idade da sua comida? De onde ela veio? Vamos ao teste número 3? Pegue uma lata de atum, leia seu rótulo: provavelmente, ela deve ser Clean Label e conter apenas atum e óleo comestível em sua composição. Se for orgânico, mais um ponto pra você. Agora procure: qual a data de fabricação deste alimento? E aqui, mais uma pegadinha: a legislação brasileira não obriga a se dizer em qual data um produto foi fabricado (até porque o peixe deve ter sido pescado antes da data de processamento, e o óleo prensado bem antes disso também). Mas, enfim, todo produto embalado é obrigado a conter a data de validade. E aí é só você fazer as contas. Não é difícil achar produtos por aí mais velhos que minha afilhada de dois anos.

E isso é ruim? Não necessariamente. A tecnologia de embalagens evoluiu muito, e algumas delas conseguem conservar alimentos sem necessitar de nenhum aditivo químico. Mas, definitivamente, um alimento como esse nunca será melhor que um alimento fresco, cheio de nutrientes que não se perderam com o tempo ou com diversos processamentos.

Meu conselho? Priorize consumir alimentos frescos. Naturalmente, você descobrirá que a solução mais simples é consumir produtos locais. Além de ser melhor pra você, é melhor para o meio ambiente (o alimento viaja menos para chegar a sua mesa, poluindo menos o planeta) e ainda desenvolve a comunidade na sua região (não em outra parte distante da sua cidade, ou até mesmo em outro país).

Agora, você já começou a entender o poder que você tem ao fazer simples escolhas, né? E essa consciência, que tentamos desensolver, é que vai ser responsável pela maior mudança no padrão de consumo de alimentos dos próximos anos.

Vamos parar de olhar apenas para o que é melhor para nós e vamos pensar sobre o que é melhor para todos nós? Mas isso é assunto para a terceira parte deste post.

 

*Esses pensamentos foram inspirados no que ouvi e absorvi da 1ª edição do Food Fórum, que aconteceu em São Paulo em março de 2017. Com o objetivo de provocar e inspirar, o Food Fórum abordou temas importantes sob a visão de pessoas que estão escrevendo o futuro da alimentação no Brasil.

 

 

Leia todos os 3 posts. 

Parte 1. VOCÊ É O QUE VOCÊ COME

Parte 2. ALIMENTAÇÃO DO FUTURO

Parte 3. NÃO EXISTE UM SÓ CORPO SADÍO
 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARQUIVO
POSTS RECENTES
TAGS
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Blog de hábitos saudáveis