Please reload

Please reload

COMO FIZ MEU BEBÊ DORMIR SOZINHO - SEM CHORAR

 

 

O Arthur dorme sozinho desde o primeiro mês de vida, mas não espere que eu diga aqui que foi fácil só para bancar a mãe-maravilha (embora reconheça que, sim, todo esse esforço valeu a pena). 

 

A Soul, minha primeira filha, dormia embalada no "braço" - no começo era tranquilo, mas os bebês crescem e fica cada vez mais difícil de aguentar aquele peso todo. Com meu segundo filho eu queria fazer algo diferente. E consegui! 

 

Então, se você também quer ensinar ao seu filho a dormir sozinho, a primeira dica é: você deve ter um plano e muita, muita paciência.

 

Antes de tudo, garanta que seu bebê não esteja com fome. Dificilmente um bebê com fome conseguirá dormir bem. E antes que me perguntem, nunca é cedo para começar esse "treinamento”. Eu comecei a ensinar o Arthur dormir sozinho na sua segunda semana de vida. Quanto mais novo o bebê, mais facilmente se acostumam com novas rotinas.

 

Passo 01: Perceba os sinais de sono e leve-o para dormir antes que ele esteja fadigado! Olhos vermelhos e mãos esfregando o olho são sinais típicos, além do bocejar. Quando o Arthur bocejava pela 3ª vez, eu sabia que já estava passando da hora de ele dormir.

 

Passo 02: Crie um ambiente propício! Um quarto escuro, fresco e com uma leve música de fundo funcionou bem comigo. Atenção, o bebê irá associar tudo isso ao momento de sono e criará uma certa "dependência". Cuidado para não habituar o bebê a uma rotina que não será fácil de ser seguida no futuro! 

 

Passo 03: Crie uma rotina! Coloque sempre o bebê pra dormir no mesmo horário. No começo, ele pode até lutar contra, mas isso irá ajudar a programar o seu "relógio biológico”.

 

Passo 04: Acomode o bebê de tal forma que ele não acorde com "espasmos". É normal o bebê se mexer muito dormindo, o problema é quando isso o acorda. Se o seu bebê aceitar, o enrole em uma manta como um "wrap" humano. Se o seu bebê for igual ao meu, que não aceita nada que lhe tire movimentos, utilize rolinhos ou almofadas para apoia-lo de lado, minimizando esse "movimento" todo.

 

Passo 05: Iniba qualquer estímulos externos! O quarto escuro funciona, mas eu usava mesmo era um paninho nos olhos do Arthur. Quando a criança está "descobrindo o mundo" é difícil se desconcentrar "do mundo" para dormir.

 

Passo 06: Use um acessório exclusivo para a hora do sono! Um ursinho, um paninho ou até mesmo a chupeta ajudam o bebê se acalmar e associar que a hora de dormir está chegando.

 

Depois de fazer tudo isso é só colocar o bebê acordado, calmo no berço e começar a peregrinação: no início, ele irá ficar inquieto e reclamando atenção: esteja lá, mas sem excitá-lo. Quando possível, saia do seu campo de visão. Ele ficará quieto por um minuto e, quando começar a resmungar novamente, você volta e acalma o bebê novamente. Sempre que ele se acalmar, saia do seu campo de visão. Ele irá "reclamar" em intervalos cada vez maiores até que ele dorme sozinho. 

 

Eu não quero assustar ninguém, mas preciso ser sincera. Em um dia típico de “treinamento” eu contei pelo menos 20 vezes em que eu tive que entrar no quarto, colocar a chupeta, fazer “shhhh” para acalma-lo e sair do seu campo de visão. Isso em uma única soneca. Mas juro, esse treinamento (intenso) durou apenas 1 semana. Se você se manter no foco, dará certo.

 

Quer saber se você está no caminho certo? Se você precisar entrar no quarto cada vez em intervalos cada vez mais longos, está tudo bem. Se os intervalos ficarem cada vez mais curtos, é sinal de que o bebê está “perdendo a paciência”, e em breve deve começar a chorar.

 

Atenção, nunca deixe seu bebê chorando! Mas saiba a diferença entre o bebê "resmungar, lutando contra o sono" e chorar. Toda vez que o Arthur chorava, eu tirava ele do berço e o acalentava no colo, sentada, sem nada de balançado. Eu falava baixinho "shhhh, a mamãe tá aqui, você só quer dormir, isso é sono." Quando ele se acalmava, e ainda estava acordado, eu colocava ele no berço.

 

Saiba ainda que bebês tem sono leve e ciclos de sono curtos. Ele "acordar" entre os ciclos de sono é normal. Se seu bebê não estiver reclamando, deixo-o no berço. É provável que ele volte a adormecer.

 

O importante é você lembrar que você deve ajudar o bebê a dormir sozinho e não fazer ele dormir. E lembre-se que não existe uma fórmula perfeita, você deve conhecer o seu bebê e perceber o que funciona melhor para ele.

 

Só posso falar, que nesses 6 meses de vida do Arthur, nunca fiquei com dor nas costas de tanto balançar bebê no colo ou saí de carro para que o trepidado fizesse ele adormecer. 

 

Espero que também funcione para você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARQUIVO
POSTS RECENTES
TAGS
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Blog de hábitos saudáveis