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COMO ESCOLHER A ATIVIDADE FÍSICA CERTA PARA VOCÊ

Primeiro, sim, todo mundo, sem exceção a idade, deve fazer alguma atividade física regularmente.

 

Eu sou adepta de movimentar o corpo todos os dias, até final de semana. Mas entenda, movimentar o corpo é fazer qualquer atividade que tire o corpo do estado natural de repouso. Pode ser uma caminhada ao supermercado, um passeio de bicicleta, subir escadas ou passear com o cachorro. Você não precisa correr 10km todos os dias. O que não pode é passar o dia inteiro sentado no trabalho ou deitado em casa no domingo.

 

 

 

Para escolher a atividade física ideal para você, comece pensando sobre o seu horário disponível e, principalmente, no horário que você se sente bem se exercitando. Existem pessoas que malham pela manhã e passam o dia sonolentas, outras se exercitam a noite e têm dificuldades para dormir. Aprenda a escutar o seu corpo.

 

E se você não tiver nenhum horário disponível? Arranje. Lembre-se que, se você não optar por reservar pouco tempo para cuidar do corpo agora, provavelmente irá ser obrigado a reservar muito tempo pra cuidar da saúde depois.

 

Próximo passo: é hora de entender qual é o seu real objetivo.

 

Se você precisa sair do sendentarismo, procure atividades leves comuns no dia a dia, como caminhar, subir escadas ou nadar. Quando você conseguir praticar essas atividades sem esforço, é sinal que você já pode procurar outro objetivo.

 

Se você precisa perder peso, procure atividades cardiovasculares como corrida, bicicleta, natação, zumba, squash, Crossfit ou HIIT. Essas atividades costumam queimar muitas calorias em pouco tempo. Mas, claro, são bem exaustivas. Lembre-se de respeitar sempre os limites do seu corpo.

 

Se você precisa ter mais mobilidade e, consequentemente, mais qualidade de vida no dia a dia, atividades como pilates, yoga e funcional são uma boa pedida.

 

Se você quer fortalecer a musculatura, a boa e velha musculação é a pedida.

 

Próximo passo: buscar o estilo de atividade ideal para você.

 

Você gosta de atividades em grupo? Gosta de competições? Prefere se exercitar sozinho? Gosta de atividades lúdicas? Se faça essas perguntas. 

 

Se você não gosta de competição, provavelmente o Crossfit não fará a sua cabeça. Se você precisa de um apoio ou uma motivação, malhar com um personal ou com um grupo de amigos pode fazer toda a diferença. Se você quer uma atividade que lhe possibilite "pensar na vida" por alguns minutos, a corrida, natação ou o yoga lhe darão essa possibilidade. 

 

Estrutura importa?

 

Antes de se preocupar com a estrutura do local, acho fundamental se preocupar com a localização do mesmo. O melhor local para a prática de atividades físicas é aquele que de mais fácil acesso, ou seja, perto de casa, do trabalho ou da escola. Essa história de se matricular em um atividade que você tenha que se deslocar muito para chegar, geralmente, não dura muito tempo. A única exceção a essa regra são academias em shoppings. Geralmente, elas funcionam bem, pois, além da facilidade de estacionamento, você consegue resolver mil e uma coisas depois de se exercitar.

 

E, lembre-se, nem toda "academia" é igual. Para mim, a estrutura do local, a empatia com outros alunos e a qualidade / simpatia dos instrutores são tão, ou mais, importantes que as modalidades ofertadas ou sua localização.

 

Não importa como. O importante é você achar o seu caminho e movimentar o corpo sempre.

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