Please reload

Please reload

Tudo sobre KEFIR

O kefir é composto por bactérias e leveduras que fermentam o leite ou açúcar e então obtêm-se uma bebida com efeitos probióticos. O que isso significa? Que essa bebida tem a capacidade (quando usada em quantidade e condições apropriadas) de conferir uma melhora na microbiota intestinal e, consequentemente, efeitos positivos na saúde geral de quem a consome. Trata-se de modular, ou seja, promover que no intestino tenha mais microorganismos do tipo bom que ruim. 

 

 

 

Os estudos mostram cada vez mais o quanto ter um intestino saudável é indispensável para a nossa saúde no geral e que ter hábitos alimentares baseados em consumo de açúcar refinado, gordura saturada, industrializados e sódio levam a alterações na qualidade da composição dos micro-organismos no nosso intestino, consequentemente estando relacionado com o aumento de diversas doenças e sintomas.

 

O kefir tem como sua principal função reestabelecer a flora intestinal normal, tem ainda propriedades antibacterianas e antifúngicas, contém minerais (cálcio, fósforo e magnésio), vitaminas (complexo B e K) e aminoácidos essenciais, como o triptofano.

 

Você deve cuidar do Kefir para que ele se prolifere sempre e assim você obter os benefícios do consumo de sua bebida. Para isso, dois pontos são bem importantes: alimentá-los (leite/açúcar)  e garantir uma boa temperatura!

 

Para preparar a bebida, você deve adicionar os grãos de kefir no leite ou em água com açúcar (mascavo). As bactérias e leveduras vão então fermentar a lactose (açúcar do leite) ou o açúcar que você adicionou por cerca de 24 horas. 

 

A temperatura recomendada deve ser próxima de 18 graus a fim de evitar contaminação. Depois do período de fermentação deve-se coar o líquido e separar os grãos de kefir, para que eles possam fermentar outro líquido e assim sucessivamente. 

 

Podem ser consumidos puros (apenas o líquido) ou batido com frutas por exemplo ou consumidos com canela. O ideal é consumir longe de refeições, para ter melhor aproveitamento do efeito probiótico.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARQUIVO
POSTS RECENTES
TAGS
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Blog de hábitos saudáveis