Please reload

Please reload

Plantas medicinais no nordeste

Durante a visita ao horto, vimos que as plantas medicinais no Nordeste Brasileiro têm um potencial enorme no tratamento dos mais diversos problemas de saúde, podendo ser utilizadas em sua forma fresca ou seca (chamada tecnicamente de Droga Vegetal). Alguns exemplos dados pelo Tiago, que nos conduziu por esse tour super agradável, de aprendizado e contato com a natureza: a aroeira-do-sertão com seus efeitos antiiflamatórios, cicatrizantes e antiulcerosos; a pata-de-vaca com sua propriedade hipoglicemiante; o alecrim-pimenta com seu potencial poder antimicrobiano, podendo ser utilizado como um excelente enxaguatório bucal; o eucalipto medicinal com efeito balsâmico, por conter uma substância 1,8-cineol, responsável pelo seu odor característico; o capim-santo com seu efeito calmante. "São inúmeras plantas com potencial medicinal que servem como instrumento de pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos e preparações caseiras, fazendo assim com que as pessoas possam utilizar de forma segura e eficaz de uma terapia milenar, a Fitoterapia.", finaliza o farmacêutico, que compartilhou com a gente as dicas abaixo. 

 

 

APRENDA A PREPARAR E USAR A TINTURA CASEIRA DE ALECRIM-PIMENTA

 

Consiga primeiro um frasco de boca larga. Limpe-o muito bem. Encha o frasco com folhas escolhidas do pé de alecrim-pimenta. Coloque álcool de farmácia até ver que chegou na metade. Complete com água filtrada ou fervida. Deixe ficar 3 dias e agite pelo menos 1 vez em cada dia. Use um coador e passe a tintura pronta para um outro frasco limpo igualmente o primeiro.

 

Guardar em lugar seguro, rotulado e datado.

 

COMO USAR A TINTURA

 

A tintura pode ser usada pura em compressas locais, para evitar ou curar infecções de ferimentos da pele e do couro cabeludo. Para tratar as infecções da boca e da garganta misture uma colher da tintura com meio copo de água fervida e faça o gargarejo e bochecho. Use a mesma mistura para fazer lavagens vaginais como desodorante íntimo.

 

APRENDA A PREPARAR E USAR O SABONETE LÍQUIDO

 

Cortar em pequenos pedaços uma barra de sabão de coco e colocar numa panela

juntamente com uma xícara de água. Aquecer até derreter, retirar do fogo, e juntar rapidamente a tintura de alecrim-pimenta, agitando com uma colher. Fazer a limpeza da área afetada com água e sabão. Aplicar o sabonete 3 vezes ao dia.

 

APRENDA A UTILZAR DE FORMA CASEIRA O CAPIM-SANTO

 

Que serve para controlar o nervosismo e tratar as pequenas dores de barriga. Você pode usar o capim-santo para fazer o chá abafado ou o refresco. Para preparar o chá ou o refresco é melhor usar as folhas frescas, colhidas na hora.

 

PREPARE O CHÁ DE CAPIM SANTO

 

Pegue 4 a 6 folhas frescas e lave bem. Corte as folhas em pedaços pequenos numa xícara bem limpa. Derrame água que acabou de ferver em cima das folhas cortadas. Depois, cubra a xícara e deixe corar. Nunca ferva as folhas, pois elas perdem muito de seu efeito. Para preparar meio litro de chá, use 20 folhas. Essa quantidade dá para 4 xícaras. Tomar 2 a 3 vezes por dia. Caso precise, poderá tomar um pouco mais.

 

COMO PREPARAR O SUCO DE CAPIM-SANTO COM LIMÃO

 

Triturar no liquidificador 40 folhas do capim-santo com 1 litro de água e em seguida coar. Adicionar o sumo de 2 limões, gelo e açúcar a gosto. Uso imediato.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARQUIVO
POSTS RECENTES
TAGS
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Blog de hábitos saudáveis