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Tudo sobre o consumo de leite

O leite de vaca é um dos alimentos que mais causam hipersensibilidade alimentar. A caseína e as proteínas do soro α-lactoalbumina e β-lactoglobulina são consideradas os principais alérgenos do leite de vaca.


Essas proteínas, principalmente a β-lactoglobulina (mais abundante), são proteínas de difícil digestão. As proteínas não digeridas podem desencadear sintomas como: problemas do trato respiratório, problemas gastrointestinais, alergias, problemas na pele, enxaquecas...

Esse quadro fica mais fácil de  ocorrer quando a barreira intestinal não está tão íntegra, ou seja, cuidar do intestino é primordial!

Além dessa relação com a má-digestão das proteínas do leite, uma grande parte da população é intolerante à lactose, açúcar presente no leite. O consumo do leite por intolerantes leva à gases, diarreia e dores abdominais.

Outra questão o consumo de leite está relacionado com a acidificação do organismo. Todos os alimentos depois de serem metabolizados liberam residos ácidos ou alcalinos para a corrente sanguínea. Na alimentação, precisa haver um equilíbrio entre ácido e o alcalino, favorecendo que o organismo esteja sempre mais alcalino para um melhor funcionamento.

Em relação ao cálcio, esse mineral não é tão biodisponivel no leite de vaca, pois a acidificação do organismo  e o baixo teor de magnésio presente favorece as perdas de cálcio pela urina. Assim, o cálcio presente no leite de vaca não é tão bem aproveitado.

Todas essas questões devem ser avaliadas. Falo aqui do consumo excessivo, que é o que ocorre na maioria das vezes. Algumas pessoas realmente não terão problemas se consumirem leite eventualmente, mas não é o que ocorre na maior parte das cezes. Dessa forma, é importante sempre ser avaliado pelo nutricionista, que possui métodos de verificar se o paciente apresenta intolerância alimentar através de exame de sangue e se possui Hipersensibilidade alimentar através do rastreamento metabólico (que realizo em todas minhas consultas), além perguntas chave durante a consulta.

Se for necessário substituir o leite, temos muitas opções super nutritivas:

LEITE DE COCO
1 Coco seco
Água quente
Modo de preparo: Corte a parte branca interna do fruto, em pedaços, e bata com água quente no liquidificador.

LEITE DE CASTANHA
1 xícara de castanha de cajú
2 xícaras de água (para hidratar a castanha)
2 xícaras de água (para bater e obter o leite)

Modo de preparo: deixe as castanhas hidratando com 2 xícaras de água na geladeira por 8 horas. Despeje a água do remolho. Bata no liquidificador as castanhas com 2 xícaras de água. Coe e guarde o leite em uma garrafa de vidro na geladeira.

 

 

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