Please reload

Please reload

A cidade pede esse movimento - CrossFit

Atividade física, filosofia, estilo de vida... Seja qual for a sua percepção/relação com o CrossFit, é inegável a popularidade que ele adquiriu nos últimos anos, angariando milhares de adeptos em Fortaleza e em todo o Brasil. 

 

Aproveitamos a proximidade com o Costume Saudável - que propõe uma programação democrática, com o intuito que os participantes possam ir de peito aberto para conhecer novas pessoas e possibilidades - para falar mais um pouquinho a respeito dessa e de outras modalidades que estão transformando os hábitos de muita gente. 

 

Como tudo começou

Califórnia, meados dos anos 1990. O ex-ginasta Greg Glassman começa a desenvolver um novo método de treinanento a partir da união exercícios funcionais de alta intensidade, envolvendo diferentes habilidades em prol de um melhor condicionamento físico. 

 

A primeira academia de Glassman, que foi o treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz, foi inaugurada em 1995, embora a marca CrossFit só tenha sido oficialmente estabelecida em 2000. De lá pra cá, a atividade começou a se espalhar - inicialmente, nos EUA, até ganhar o mundo (hoje, são mais de 10 mil academias afiliadas pela CrossFit Inc., ao redor de quase 100 países). 

 

Além da atividade ser realizada em equipe, o que acabou reforçando a ideia de "comunidade" nos boxes, a possibilidade de superação constante foi outro fator que contribuiu para fortalecer ainda mais a cultura do crossfit. Assim, a partir de 2007, a ideia de fazer melhor a cada treino ganhou uma motivação a mais, com a realização da primeira competição oficial de CrossFit, na Califórnia. Uma curiosidade: as provas nunca são as mesmas do ano anterior e os atletas só ficam sabendo o que terão que fazer no dia do evento, o que coloca em prova o condicionamento físico geral do atleta, e não apenas suas habilidades em uma atividade específica (lembra que essa é uma das premissas do crossfit?). 

 

Para Vivian Brasil - que já pratica há quase três anos e meio, época na qual ainda existiam poucos boxes em Fortaleza - o mais incrível é poder aprender, a cada dia, algo novo, melhorar um movimento, se superar em determinado aspecto. "Pra quem é perfeccionista, abraça o mundo com as pernas, não deixa de ser algo contraditório: ao mesmo tempo que você quer fazer o melhor de si, tem dias que você só sabe que tem que ir lá e fazer. E por mais tempo de prática q você tenha, aquele apitinho de 03 segundos antes do início de todo WOD sempre dá um frio na barriga, do tipo: será que vai dar certo? Será que a carga vai subir? Hoje eu tô cansada, o treino não vai ser bom (e às vezes é o melhor da vida)". 

 

Pensando em pessoas como a Vivian, que já praticam, ou como eu, Joana, que nunca experimentei, o Festival desse ano irá trazer a modalidade em diferentes formatos, com aulas e batalhas. Fica de olho na programação! 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARQUIVO
POSTS RECENTES
TAGS
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Blog de hábitos saudáveis