Please reload

Please reload

Festa Montessori e Sustentável

Montar uma festa no estilo Montessori e sustentável foi uma tarefa nada complicada! Em apenas 3 dias consegui planejar, organizar e montar a festa!

 

O estilo montessoriano incentiva a autonomia e a liberdade (com limites) da criança. Portanto, o ambiente deve ser adequado para estimular a criatividade, e consequentemente, o aprendizado.

 

Antes de começar o planejamento da festinha, pegue um bloco de anotações e faça uma tabela. Do lado esquerdo coloque tudo o que você deve reduzir / eliminar. E do lado direito, o que você deve aumentar / inserir! Esse será um guia para lhe manter no foco durante a organização.

 

Elimine ( - ) animadores, plásticos (incluindo balões), isopor e descartáveis que não sejam papel.

Evite ( - ) lixo, vidro ou porcelana (por segurança das crianças) e excessos de modo geral.

Introduza ( + ) mesas na altura da visão infantil. Incluindo a mesa do bolo!

Incentive ( + ) a liberdade e criatividade das crianças, o uso do papel, tecidos e reutilize decoração de outras festas!

 

Dia 01: Planeje-se!

 

Monte uma boa pasta no Pinterest com todas as suas referências. Pense na mesa do bolo, nas lembrancinhas, nas brincadeiras e decoração. Lembre-se que comprar descartáveis e decorações sustentáveis (como canudos e talheres de papel) não é das tarefas mais fáceis, então faça o planejamento com antecedência, pois após isso você terá 2 opções: comprar tudo pela internet (que demora um tempo pra chegar e é mais caro, apesar de prático) ou comprar o material e fazer em casa (que também demora e é mais barato, mas também mais trabalhoso).

 

 

Dia 02: Vá às compras!

 

O lugar mais barato para achar qualquer coisa para feste de aniversário é no centro de qualquer cidade grande. Porém, lembre-se que, se suas referências no Pinterest tiverem sido não muito comuns, dificilmente você achará algo nas lojas tradicionais. A solução é construir: compre papel seda, papel crepom, barbante de lã, papelão, papel craft, sacos de estopa, palitos de madeira, fita crepe, cola de madeira (...) e mãos a obra!

 

Quando fui organizar minha festa, não havia mais tempo para pedir pela internet. Mas se houvesse, essas lojas teriam tudo o que usei na festa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 03: Monte a festa!

 

1. Delimite um (ou vários) locais para as crianças brincarem.

 

Lembre-se que a abordagem montessori incentiva a liberdade com limites. Portanto, organize e crie um ambiente para as crianças soltarem a imaginação! Deixe tudo a vista e à mão da criançada, mas não esqueça de incentivar também a organização do ambiente ao final das brincadeiras!

 

 

2. Decore!

 

Aqui não tem mistério, selecione 3 ou 4 pontos da casa e reproduza suas referência, adaptando sempre que necessário, principalmente para torná-la sustentável! Lembre-se: uma decoração colorida facilitará sua vida no futuro, afinal, a ideia é reutilizar o máximo de coisas possíveis nos próximos anos!

 

Você resolveu fazer em casa a decoração ao invés de comprar tudo pronto? Reserve 1 ou 2 dias a mais para fazer pompons, móbiles, embalagem de lembrancinhas e outras decorações fáceis, mas trabalhosas.

 

3. Comidinhas sempre a mão!

 

Se a festa for de crianças maiores, vale até a pena colocar a molecada para botar a mão na massa (literalmente)! Tente fazer em casa o máximo de coisas possíveis e coloque a comida a vista e de fácil acesso da criançada!

 

 

 

Sobre a festa do Arthur

 

O que funcionou:

 

- O túnel de tecido e o navio de papelão foram o ponto alto da festa! Não haviam regras ou instruções para as brincadeiras, apenas imaginação!

- Giz de cera para pintar os papelões evitaram a sujeira que a tinta faz!

- As lembrancinhas foram jarros pintados pela minha filha (em outra tarde de brincadeira) com hortinhas dentro! Fizeram muito sucesso!

- Comidinhas na altura das crianças deram liberdade para se servirem na hora que quisessem! Biscoito de polvilho, pipoca, pão de queijo, tapioquinhas fizeram parte do cardápio!

 

O que NÃO funcionou:

 

- Cola, criança e tapete não é uma combinação muito boa! Depois do primeiro "acidente", recolhi a cola que era utilizada para fazer brinquedos de palitos de madeira mas logo as crianças aprenderam uma maneira de construir formas sem utilizar cola!

- Comidinhas vegana, sem açúcar e sem glúten pode ser super saudáveis e ter diversos adeptos, mas fazer o bolo e os docinhos dessa maneira não foi uma boa ideia! As crianças foram com uma expectativa imensa pelos tradicionais docinhos e comer qualquer coisa que não seja um tradicional brigadeiro ou um bolo fofinho coberto de chocolate, foi um pouco decepcionante!

 

 

Créditos

 

Bolo e docinhos - Espaço Revigore

Frutas e comidinhas - Mercadinhos São Luiz

Navio de papelão - Meu Brinquedo de Papel

Camisa do Arthur - Cami Clothing

Cabelo - Mulher Cheirosa

Fotos - Esdras Rodrigues

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARQUIVO
POSTS RECENTES
TAGS
Please reload

</