Please reload

Please reload

Detox Digital - Por que deixei de seguir você no Instagram e como fazer o mesmo

Atenção: não deixem de ler o post "Errei mesmo - Por que estou seguindo você {novamente} no Instagram". 

Muita coisa mudou depois desse post!

 

Desde quando percebi meu primeiro sintoma de estresse {uma perda de memória recente, em outubro do ano passado}, achei prudente reduzir tudo em minha vida. Na época eu estava organizando a festa de 1 ano do meu bebê, ensaiando para uma apresentação de dança, gravando vídeos para o Youtube e trabalhando como se não houvesse amanhã.

 

Por cerca de 1 mês, eu tive dificuldades em coisas básicas como saber onde estacionei o carro, repetir uma conversa por não lembrar que ela já havia acontecido e esquecer de informações que eu mesma havia anotado. Eu sempre fui meio esquecida, mas aquela situação não era nada normal, nem mesmo para mim.

 

Antes mesmo de procurar um especialista, resolvi fazer uma crítica de como eu estava levando a minha vida e, de imediato, tomar algumas atitudes: 1. fiz uma festa simples {mas adorável} para o meu bebê 2. saí de duas, das quatro, danças a qual iria me apresentar 3. coloquei o canal do Youtube em pausa e 4. reduzi drasticamente a minha atuação em redes sociais.

 

E então me dei conta que eu seguia mais de dois mil perfis no Instagram! Parando para pensar, é humanamente impossível uma pessoa acompanhar a vida de duas mil pessoas {ou estabelecimentos} ao mesmo tempo. A cada vez que eu entrava no Instagram, eu me sentia sufocada, como se estivesse no meio de uma feira, onde cada vendedor tenta chamar a minha atenção para algo do seu interesse e não o meu. Foi então que eu resolvi dar um basta nisso e resolvi praticar a arte de dar "unfollow" sem apego!

 

COMO DECIDIR QUEM SEGUIR NO INSTAGRAM {OU EM QUALQUER OUTRA REDE SOCIAL}

 

Trace uma estratégia. Se pergunte: qual o motivo para utilizar uma rede social? E essa resposta não é igual para todo mundo. Para mim, o Facebook é uma espécie de "lista telefônica" pessoal, onde eu tenho à minha mão, o contato de todos os amigos e colegas que fiz ao longo da vida. Ou seja, se eu quero falar com um amigo ou até mesmo saber notícias da sua vida, entro no Facebook.

 

Já para o Instagram, tracei uma estratégia diferente. Resolvi fazer do meu feed uma espécie de Mood Board, ou seja, sigo apenas pessoas ou perfis que me inspiram, sejam eles amigos, familiares, desconhecidos ou empresas.

 

COMO DEIXAR DE SEGUIR AMIGOS

 

Primeiro seja realista e se pergunte: haverá alguma problema de relacionamento caso essa pessoa perceba que não a sigo mais? E se houver: estarei preparado para lidar com essa situação?

 

No meu caso eu "anunciei" durante algumas semanas as minhas intenções. Falei abertamente sobre a minha necessidade de reduzir a quantidade de informações que chegavam a mim, pois elas agravavam o meu estresse. Incentivei a todos que fizessem ao mesmo. Fiz post no feed do Instagram, falei nos Stories, conversei pessoalmente com quem pude e mandei uma mensagem explicativa antes de sair de cada grupo de WhatsApp que eu podia sair {sim, eu considero o WhatsApp a rede social que mais contribui com meu estresse}.

 

Vá devagar!"Dê um passo de cada vez"! Se você achar que algum amigo ficará chateado ou não entenderá a sua atitude, espere até o momento certo para deixar de segui-lo, ou simplesmente continue. E se decidir por dar "unfollow" em alguém, esteja preparado para retaliações. Ou seja, é capaz de você perder alguns "seguidores" devido à sua honestidade. Se coloque no lugar do outro e aceite sem rancor. 

 

COMO DAR UNFOLLOW RAPIDAMENTE E RECONSTRUIR SEU FEED

 

Você já criou uma estratégia e se preparou psicologicamente para as consequências? Agora é hora de agir. Aprendi com Shiva {um dos deuses hindu} que precisamos destruir para transformar e regenerar. Portanto o primeiro passo é deixar de seguir todos os perfis que você não se recorda o motivo de segui-los ou já tem certeza que não se interessa pelo conteúdo.

 

A maneira mais rápida de deixar de seguir perfis no Instagram é clicando no ícone do seu perfil {no canto inferior direito} e depois na opção seguindo {canto superior direito}. Depois é só clicar no botão "seguindo" ao lado de cada usuário e confirmar que quer deixar de segui-lo.

 

 

 

Agora que sobraram apenas os poucos perfis que aparentemente lhe inspiram, é hora de confirmar isso no dia-a-dia. Apareceu no seu feed alguma imagem que você não se interessa? Entre no perfil dessa pessoa e verifique se a maioria dos seus posts realmente não lhe interessa ou se ela teve apenas um dia ruim {todo mundo tem um dia ruim}. Faça esse exercício periodicamente!

Atualizando: Então, deixei esse post escrito para compartilhar aprendizado, porque já mudei completamente de opinião! Leia agora o post "Errei mesmo - Por que estou seguindo você {novamente} no Instagram" e entende o final dessa história!

Você desconfia que também apresenta sinais de estresse?

Indico a leitura de um texto da Dra Marilda Lipp, sobre o Stress e suas etapas.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARQUIVO
POSTS RECENTES
TAGS
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Blog de hábitos saudáveis